Les Demoiselles d'Avignon - Pablo Picasso - 1907.
É verdade. Completam este ano 100 anos e deitam completamente por terra qualquer discussão sobre "moderno" e "antigo".
Resultado de meses de preparação e revisão, este quadro revolucionou o mundo da arte quando foi pela primeira vez exposto no estúdio de Picasso. O seu tamanho monumental enfatizou ainda mais a incoerência chocante resultante da sabotagem descarada de qualquer tipo de representação convencional. Picasso foi buscar influências a fontes tão diversas como a escultura da antiga Ibéria, as máscaras tribais africanas, e a pintura de El Greco para realizar esta espantosa composição. Nos estudos preparatórios, a figura à esquerda era um marinheiro a entrar num bordel. Picasso, recusando permitir que qualquer pormenor anedóctico intreferisse com o impacto da obra, decidiu eliminá-lo na versão final. A única alusão ao bordel que permaneceu está no título: Avignon era uma rua de Barcelona famosa pelo seu bordel.
É verdade. Completam este ano 100 anos e deitam completamente por terra qualquer discussão sobre "moderno" e "antigo".
O MOMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, apresenta, ao lado do quadro, a breve nota informativa, que aqui reproduzimos:
Resultado de meses de preparação e revisão, este quadro revolucionou o mundo da arte quando foi pela primeira vez exposto no estúdio de Picasso. O seu tamanho monumental enfatizou ainda mais a incoerência chocante resultante da sabotagem descarada de qualquer tipo de representação convencional. Picasso foi buscar influências a fontes tão diversas como a escultura da antiga Ibéria, as máscaras tribais africanas, e a pintura de El Greco para realizar esta espantosa composição. Nos estudos preparatórios, a figura à esquerda era um marinheiro a entrar num bordel. Picasso, recusando permitir que qualquer pormenor anedóctico intreferisse com o impacto da obra, decidiu eliminá-lo na versão final. A única alusão ao bordel que permaneceu está no título: Avignon era uma rua de Barcelona famosa pelo seu bordel.
Aqui fica a chamada de atenção a assinalar a data e a homenagear o génio.
10 comentários:
este blog está um chique!
brigada
pois não, ninguém lhos dá..
gostei de conhecer estes(s) dia(s) de preguiça... posso linkar?
bj
p.s.
finalmente de férias, já precisava...
"ir"... só para o fim de agosto
...até 18!
claro! é uma honra e um prazer.
até 18 (temi que não)
beijos
Não sou muito picassiano, mas, sem ele e outros como ele, talvez não tivéssemos saído ainda da inspidez do Bouguereau... Abençoado Salão e quem nele expôs. Beijo!
...aposto que Picaso quando recebia seus amigos na sua casa e entre a refeição e sobremesa iam os mesmos até ao seu "atelier", para observar e dar palpites sobre as cores e as formas que ali nasciam... deviam pensar para sí...porque não pinta ele as coisas mais perfeitas?...
há na invasão dos espaços segredos bem guardados. o atelier é isso, e Picasso também!
parabéns mcolarespelo Blog e pro Picasso também:)
Associo-me a este espaço.
Inscrita !
Beijo * (grata pelas palavras deixadas lá no Caderno e pela belíssima companhia)
arion... oh, não és muito picassiano? Eu acho que o homem foi O génio. Embora o meu coraçãozito vá para o Chirico!
beijos
obrigada, musqueteira. Creio que sim, que o Picasso partilhava muito com os amigos a mesa e o atelier.
obrigada, isabel victor. Espero que vás encontrando por aqui motivos para continuares.
beijo
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