segunda-feira, 27 de agosto de 2007

há anos assim...

espaço

Breve consideração à margem do ano assassino de 1973

Que ano mais sem critério
esse de 73
Levou para o cemitério
três Pablos de uma só vez

Três Pablões, não três pablinhos
No tempo como no espaço
Pablos de muitos caminhos:
Neruda, Casals, Picasso.

Três Pablos que se empenharam
contra o fascismo espanhol
Três Pablos que muito amaram
Três Pablos cheios de Sol.

Um trio de imensos Pablos
em gênio e demonstração
Feita de engenho, trabalho
Pincel, arco e escrita à mão.

Três publicíssimos Pablos:
Picasso, Casals, Neruda
Três Pablos de muita agenda
Três Pablos de muita ajuda.
Três líderes cuja morte
o mundo inteiro sentiu
espaço
Oh ano triste e sem sorte
Vá pra puta que o pariu

Vinícius de Moraes

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois. Beijo!

Carol Bonando disse...

poxa muito show mesmo....legal demais, gostei do quadro e da musikinha - desculpa- digo assim, pq não curto mt vinicius, mas há qm goste!!!
sei que estou muito sumida, mas em breve volto a escrever, só nao quero perder suas visitas ok?
abraços

Luís Galego disse...

até em Berlim, tive a sorte de encontrar extensa obra do mestre Picasso. Recordo-me que a primeira vez que vi Guernica, em Madrid, era ainda muito cedo, quase ninguêm, defrontei-me com a obra, quase só eu e Picasso, ou melhor a sua visão da guerra civil espanhola....um arrepio atravessou-me o corpo, e uma lágrimazita caí sem eu a ter convidado...obrigado por este post.

Ana Paula Sena disse...

É mesmo assim que se fala! :) Não conhecia o poema mas que se pode esperar de Vinicius a não ser esta poesia que vai directa ao coração?!
Adorei.
Beijinhos