quinta-feira, 16 de agosto de 2007

giorgio di chirico

Mistério e melancolia de uma Rua (1914)

A preguiça é um pouco isto. Deixar correr as ideias e os pensamentos, uns trazidos pelos outros, ao sabor do momento. Hoje, ao ler um comentário ao post anterior, fui parar a Chirico.
É tão irreal falar em "o meu pintor preferido" como conseguir escolher os dez filmes da minha vida, os cinco livros que levaria para uma ilha deserta, as cinco séries que me mantém presa ao televisor uma noite inteira e por aí fora. Mas, fosse qual fosse a minha lista, Chirico teria sempre o primeiro lugar.
espaço
Mistério e Melancolia de uma Rua. É a ameaça das sombras a rasgar a placidez do sol intenso, é o mistério que se sente e nunca se explica, é o perigo que ameaça sem motivo. Uma menina corre atrás do arco. Os seus pés ligeiros deixaram para trás a via férrea. Dir-se-ia que escapou ao perigo. Mas ao longe a sombra alastra pela rua, vinda da esquina para além da qual nada se consegue adivinhar. E o vagão abandonado (?), à direita? Quem disse abandonado? O vagão que aguarda? Mestre das sombras e do medo, Giorgio di Chirico.

Giorgio de Chirico nasceu em Vólos, na Grécia, em 10 de Lulho de 1888 e morreu em Roma, em 20 de Novembro de 1978, sendo considerado um pintor italiano. Fez parte do movimento chamado pintura metafísica e considerado um precursor do surrealismo (in Wikipedia)

1 comentário:

Ana Paula Sena disse...

M.!, não sabia que gostava de Chirico!!! É que...eu simplesmente...adoro a pintura dele!!
Salvaguardando o devido respeito por quem não o aprecie...tenho a dizer que vibrar com a pintura de Chirico é de um extremo bom gosto!
Muito obrigada por este lindíssimo post que adorei!
Beijinhos