quinta-feira, 9 de agosto de 2007

preguiça não é defeito

Foto de vandevoern (em Flickr)

NOME CIENTÍFICO: Bradypus tridatylus

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Xenarthra

FAMÍLIA: Bradypodidae

CARACTERÍSTICAS:Peso: máximo de 8 Kg Comprimento: até 60 cm, mais 8 cm de cauda. Pés com 3 dedos. Unhas dos dedos dos pés grossas, compridas e curvadas Período de gestação: 120 a 180 dias. Um filhote por ano

A preguiça gosta de aproveitar seu tempo. Anda bem devagar e nada perturba o seu sossego. Ela dorme o dia inteiro nas árvores, pendurada num galho pelos quatro pés, de costas para o chão, e com a cabeça pendida sobre o peito. A preguiça fica nessa posição durante horas, sem se mexer. Sua reações, sua digestão e até sua respiração são lentas.
Esse mamífero de hábitos noturnos vive em pequenos bandos nas florestas tropicais úmidas da Guianas, Venezuela e Nordeste do Brasil. Desce das árvores só quando é obrigado. É quase incapaz de se movimentar no chão, mas nada muito bem. A visão e a audição da preguiça são fracas e ele se orienta principalmente pelo olfato. Quando dorme seu pêlo comprido e espesso pende da barriga para o dorso e funciona como proteção contra a chuva. A pelagem é coberta de algas verdes que tornam a preguiça quase invisível no meio das folhas. Quando o tempo esfria, ela cai num estado de torpor letárgico. A preguiça alimenta-se apenas das folhas, frutos e brotos de algumas árvores, especialmente de embaúba. O orvalho é sua única bebida. Ela é inofensiva e tem poucos inimigos. É capaz de girar a cabeça de tal jeito que a cara pode ficar nas costas.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco - Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
Revisão: Dra. Carla Soares Médica Veterinária Pesquisadora (Animais Silvestres)

3 comentários:

Anónimo disse...

Também gosto tanto de preguiças!

Anonyma disse...

Preguiça...
Preguiçar...
Espreguiçar...
Espreguiçadeira...
Sim...sim...

Ana Paula Sena disse...

Julgo que não conhecia mesmo.
Sei que é giríssima. E assim, a preguiça tem muito mais encanto! :)